terça-feira, 27 de outubro de 2009

A musica que gera tanta violência no Mundo

Estava aqui a pensar em musicas da infância. Daquelas que se cantam e ensinam as crianças, e lembrei-me da mais conhecida, "atirei o pau ao gato...". A musica é horrível, e apela à violência contra os gatos. Nunca tinha pensado nisto, provavelmente vocês aí em casa estão a pensar "Só agora é que reparaste?", eu respondo "Sim".

A musica fala de uma pessoa que atira um pau a um gato, para o tentar matar, tentativa essa falhada, pois o gato não morre. No entanto, a Dona Chica, que é a vizinha, uma senhora aparentemente adorável, mas que come crianças ao pequeno almoço e cospe para o chão, admira-se com o berro que o gato dá. Além disto, não há conflito nesta história! O que é que acontece depois? A Dona Chica come a criança que atirou o pau ao gato? O gato vinga-se da criança durante a noite? O gato, contente por ter sobrevivido, vai para estrada e morre atropelado? E qual é a moral?

Quando páro para pensar na letra desta musica fico a pensar que os meus pais andaram a incentivar-me a matar gatos com paus toda a vida.

Talvez o gato da canção tenha merecido levar com o pau... talvez esteja aí a lição.

Já nem vou falar da musica da barata. Que basicamente retrata uma barata que tem a mania que é boa e possívelmente anda metida na droga. Diz que tem sapatinhos de veludo mas afinal tem mas é o pé peludo.

P.s- As características da Dona Chica descritas pelo autor deste blog podem ser falsas.

4 comentários:

  1. E quando actualizam isto? :p

    ResponderEliminar
  2. Já tinha saudades desta análise de todas as coisas que nos faz repensar os conceitos básicos que nos foram ensinados desde criança e que são tomados por certos adormecendo a inteligência das pessoas...
    De facto esta canção é intemporal, precorreu e continua a ser transmitida por várias gerações como canção para crianças, sem que ninguem se tenha debruçado sobre este facto incontestável:" é uma canção violenta e que incentiva á violência"(sobretudo contra os gatos, mas tambem contra a D.Xica que ouvindo o berro do gato apenas se admira não tentando qq acção que minimize os danos causados á vitima).
    Nunca mais vou conseguir ouvir esta canção com o mesmo espirito e sobretudo, nunca mais conseguirei cantá-la a uma criança
    Obrigado,chá com tremoços,por me fazeres ver a realidade.

    ResponderEliminar
  3. Pah...realmente nunca tinha analizado essa música dessa forma...e pensando bem até tens razão...a verdade é que essa música não tem efeito em mim porque sempre adorei gatos...e acho que nunca lhes atirei paus...secalhar um pontapé de vez em quando...merecido claro! XD
    gatos irritantes que insistem em meter-se a nossa frente enquanto andamos....XD

    ResponderEliminar
  4. concordo com o anónimo...XD

    ResponderEliminar