sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Tudo bem?

Quando cumprimento alguém com um aperto de mão ou dois beijinhos, costumo dizer: "Tudo bem?", mas não espero resposta, já o digo quase mecânicamente, substituindo o bom dia ou o olá ou o cada vez mais famoso "mékié", não espero e normalmente não obtenho resposta. Há o cumprimento, eu digo à pessoa "tudo bem?" enquanto a cumprimento, e passamos logo à conversa. Ora um dia destes, aconteceu o inesperado. Encontrei eu duas pessoas conhecidas, às quais vou chamar Jerónimo e Basília, e dirigi-me a elas para as cumprimentar. Então elas vêm-me, fingem estar contentes por me ver, e eu cumprimento-as. Dou dois beijos à Basília ao mesmo tempo que digo baixinho "Tudo bem?" e dirigindo-me de seguida ao Jerónimo para o cumprimentar. Foi nesse momento que o impensável aconteceu. A Basília respondeu-me: "Está tudo bem, e contigo?"! Fiquei em estado de choque. Por momentos não soube como reagir. Enquanto a Basília me olhava nos olhos aguardando com bastante interesse a minha resposta, Jerónimo tinha a mão estendida na minha direcção para me cumprimentar. Naqueles dois segundos, eu tive de reagir, algo tinha de ser feito. Então concentrei-me e apertei a mão de Jerónimo, olhando de seguida para Basília respondendo: "Tá tudo." De seguida fez-se silêncio. Até que o Jerónimo diz: "Por aqui?", e eu respondo: "Sim." Fez-se de novo silêncio.
Passado este pequeno momento dificil para mim mas fácil para qualquer pessoa normal, a conversa surgiu e lá falamos de coisas que já não me lembro.
Quando acabamos de falar, despedimo-nos e Basília diz: "Continuação." e eu respondo: "Igualmente"...
Enfim, por esta altura aqueles que acharam o artigo desinteressante devem estar a pensar "nas séries de investigação há sempre um corredor onde os protagonistas caminham de forma estilosa trocando as suas ideias sobre os casos...", já os que leram atentamente até ao fim devem pensar "Mas este gajo é uma autêntica besta!"

3 comentários:

  1. ficas em estado de choque muitas vezes , não ficas? por acaso, safo-me bem nessas situações! digo sempre: "sim.. ta tudo!" e sorrio com o meu sorriso comercial.
    mas fico em estado de choque quando, por exemplo, uma empregada de uma loja tenta convencer-me a comprar algo e eu faço de conta q até estou interessada, mas no fundo não estou e só faço isso porque não quero dizer não à senhora simpatica da loja. :| acho q nao é bem estado de choque.. é mais estado sob pressão.

    somos muito parvos.


    (nas series de investigação e não só. nas series house e anatomia de grey também caminham estilosamente por corredores!)


    beijo beijo beijo@ :D

    ResponderEliminar
  2. É curioso este "post".

    Quando me perguntam se tá tudo bem, assim meio com pressa, é quando ouso responder "nem por isso, tou aqui com uns problemas complicados..." é ver a cara da pessoa "agora é que me f**este". Adoro essa sensação!

    Mas e qd nos perguntamos ao espelho "tudo bem?" E se não tivermos paciência para ouvir a resposta?

    ResponderEliminar
  3. acho que te devia lembrar que cha com tremoços nao faz muito sentido :P

    ResponderEliminar